quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

MIB: HOMENS DE PRETO - MEN IN BLACK


NOTA: 8.
- Vai viver com a identidade que lhe dermos, comer o que dissermos e viver onde dissermos. Você é um rumor, reconhecido apenas como um déjà vu. Você não é mais parte do sistema, está acima do sistema. 

Há pouco tivemos a terceira parte desta série de filmes. E tem um motivo para termos continuações aqui ao contrário do que acontece com outros filmes que claramente não deveriam sequer ter tido uma primeira parte. MiB não é um filme impecável, mas com certeza tem muitos mais acertos que erros. E melhor ainda, é um filme de ficção científica dos mais divertidos, inteligentes e com o melhor visual que o cinema fabricou em muitos e muitos anos.
Tem uma cena que dá o tom do filme, que é quando os agentes olham para uma enorme tela onde observam inúmeros alienígenas que estão sendo vigiados. Entre eles, estão Sylvester Stallone, Steven Spielberg, George Lucas, Danny Devito entre outros. Isso nos mostra tanto que eles (os aliens) estão entre nós e não conseguimos perceber, quanto que o filme claramente não tem intenção nenhuma em se levar a sério. E pra deixar claro, acrescento que isso não é demérito algum.
Digo isso porque muitos filmes com alto orçamento acreditam que devam falar de heróis (se bem que com esse tipo orçamento geralmente agregam um "super" na frente). Não é esse o caso. Se fosse para ser levado a sério, perderia todo o seu encanto. Só o que temos aqui é uma dupla que trabalha em uma divisão secreta não ligada ao governo que cuida de assuntos ligados a alienígenas. Não precisam ser ligados ao governo porque trazem patentes de outros planetas que geram lucros grandes o suficiente para manter toda a operação.
K (Tommy Lee Jones) é o veterano, um dos fundadores da agência e que não dá um mísero sorriso durante todo o filme. Jones tem uma expressão séria em quase todos os filmes, mas aqui ele caprichou. O líder da agência é Zed (Rip Torn). No início do filme, um agente se aposenta, e K passa a procurar um substituto, que virá a ser o agente J (Will Smith). 
O perigo contra o qual eles tem que lutar, é a ameaça de destruição do nosso planeta. Um alienígena veio para a Terra, se disfarçou como um humano e matou um importante embaixador. A menos que recebam o que querem, eles vão acabar com o planeta inteiro. Nem sempre é fácil encontrar um alienígena, pois devemos lembrar que eles podem se parecer com qualquer um. E isso graças a um excelente trabalho de efeitos especiais realizado pela ILM.
Outros grandes blockbusters estrearam no mesmo ano, como Con air, um dos piores Batmans que já existiu em qualquer mídia possível (Batman & Robin) entre outros, mas há uma diferença entre esses filmes: MiB sabe que é bobo e se aproveita disso. Ele deixa de seguir as convenções cinematográficas e apenas leva o filme de forma a deixá-lo engraçado. E tantos anos depois de seu lançamento, ainda continua me divertindo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...