segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

JEFF E AS ARMAÇÕES DO DESTINO - JEFF WHO LIVES AT HOME


NOTA: 8.
- Todos e tudo está conectado nesse universo. Mantenha-se puro em seu coração e você verá os sinais. Siga os sinais e você vai desvendar seu destino.

Há um tema que está ficando cada vez mais comum no cinema moderno: a incapacidade de certos homens em conseguirem agir como se fossem adultos. Geralmente são retratados como caucasianos, aparentemente heterossexuais e da classe média (em alguns casos, milionários). As variações de imaturidade desses homens parecem infinitas, mas geralmente eles cativam porque tem bom coração, são gentis, adoráveis e carregam uma inocência que não conseguimos mais ter.
Aqui é um pouco melhor, porque essa inocência é personalizado por Jason Segel, que consegue dar uma dimensão diferente a esse tipo de personagem. Jeff é um homem na casa dos trinta anos, solteiro, desempregado e que vive no porão da casa de sua mãe, onde assiste o filme Sinais diversas vezes crente que o filme possui a chave pra entender o universo ou coisa do gênero. E ele ainda acredita que, basicamente, o universo é cheio de pequenas coincidências que liga todas as pessoas e todos os atos que fazemos, e que basta ficar prestando atenção para descobrir seu destino. É o tipo de raciocínio que parece lógico se considerarmos que vem de uma mente que passa trancada no porão fumando maconha.
Pelo seu tamanho, ele é chamado por seu irmão de Sasquatch (para quem não conhece, é como se fosse uma espécie de Pé-Grande). Pat (Ed Helms) provavelmente o chama assim por causa da diferença entre os dois. Bem menor e muito mais agitado, Pat vive numa relação fadada ao fracasso com Linda (Judy Greer). Algum dia eles parecem ter se amado, mas agora não parecem sequer conseguem se comunicar. Ela quer juntar dinheiro para comprar uma casa, e Pat aparece com um Porsche que acabou de comprar sem a consultar. Talvez mulheres sejam difíceis de entender, mas ele realmente não parece fazer qualquer esforço e ainda consegue se ver como se tivesse uma vida de sucesso.
Ambos são filhos de Sharon (Susan Sarandon), uma mulher entediada com o trabalho e a própria vida que espera que alguma coisa diferente aconteça. De seu trabalho, ela liga para Jeff para lembrá-lo de UMA única tarefa que deu a ele: sair do porão, ir comprar uma cola numa loja para poder consertar a porta de um armário da cozinha. Para quem deseja entender o universo através de sinais, essa deve ser uma tarefa que ele deveria poder executar sem problemas.
O filme é dirigido pelos irmãos que dirigiram Cyrus, filme que também mostra um homem com problemas em agir como se fosse um adulto e que também vive com a mãe. O resultado com o novo filme é bem mais interessante e com uma história bem mais perto de parecer realidade ainda que não pareça totalmente plausível. 
A atenção do filme é dividida entre todos os personagens, então fica claro que algum momento suas vidas vão se cruzar, e é o que acontece nos instantes finais do filme. E acontece numa coincidência que somente Jeff parece ser capaz de entender. Mas não dá para culpar ninguém, apenas temos um final feliz para personagens que acompanhamos e nos importamos. É o final feliz que todos esperam. Talvez os diretores queiram fazer com que acreditamos em algo, ou talvez só esteja nos enganando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...