quarta-feira, 21 de novembro de 2012

TUCKER E DALE CONTRA O MAL - TUCKER AND DALE VS EVIL


NOTA: 8.
- Não vai acreditar, mas estávamos cuidando das nossas vidas quando um grupo de garotos começou a se matar pela nossa propriedade.

Este filme entrega algo que não se vê todo dia: uma comédia genial politicamente correta. Basicamente, se trata de uma ideia esticada para ficar na duração de um longa-metragem, mas mesmo que pareça que poderia ser um filme mais curto do que já é, o fato é que a dupla protagonista faz o filme valer a pena. É o esforço dos dois que faz com que a repetição não estrague o filme, e aqui eles tem a sorte de terem encontrado um ao outro.
Claro que não se deve esperar um filme genial. Não se trata da recriação da roda nem nada sequer parecido com isso. Pelo contrário, dificilmente se vê um filme que siga a fórmula tão ao pé da letra quando este.
Um carro cheio de adolescentes segue por uma estrada do interior onde eles planejam festejar um fim de semana. Em um posto, eles cruzam com Tucker e Dale, que assim como o resto das pessoas no lugar estranha em ver os "garotos da cidade", enquanto ao mesmo tempo os garotos estranham os "caipiras"e os confundem com psicopatas ou coisa do gênero.
Saindo de lá, eles armam suas barracas com música e cerveja, enquanto Tucker e Dale saem no seu barco para pescar no lago de noite. Segundo eles contam no grupo, nesse dia fazem 20 anos do dia em que um bando de jovens como eles foram brutalmente assassinado naquele mesmo lugar. O conhecimento da história faz com que eles não mudem em nada o planejamento, e todos pulam no lago para nadar praticamente sem roupa. Claro, por que não? Uma menina acaba se acidentando e cai inconsciente na água. Quem a retira é a dupla de caipiras.
Se alguém assistiu a algum trailer desse filme, sabe o que vem a seguir. Se não assistiu a nada desse filme mas está ficando interessado, talvez seja melhor parar de ler agora. Não que seja uma informação que vá estragar a graça do filme, mas talvez a surpresa possa ser mais interessante. O que acontece é que a dupla não tem nada além das melhores intenções em ajudar a moça, enquanto o grupo pensa que eles querem matá-la e começam a atacar os dois. E é nesse momento que o filme consegue distorcer todos os clichês do gênero para se transformar em uma comédia hilária.
Apesar de termos um bom número de atores em cena, somente quatro deles sobrevivem tempo suficiente para se tornarem relevantes na história. Dale (Tyler Labine) é um doce e que sofre com problemas de baixa estima. Tucker (Alan Tudyk) é seu amigo que sempre tenta o ajudar ao mesmo tempo que perde a paciência com ele. A garota resgatada / sequestrada é Alison (Katrina Bowden) e o líder dos adolescente é Chad (Jesse Moss), um garoto com problemas de controlar seu temperamento.
É um filme que homenageia tanto quanto ironiza os filmes do gênero. Apesar de toda a quantidade de sangue que jorra na tela, ainda assim consegue ser um filme agradável e divertido. Mais importante: é rápido, é engraçado e funciona. Simples assim. Mal posso esperar pra ver essa dupla em ação novamente em outro filme.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...