segunda-feira, 12 de novembro de 2012

ATAQUE AO PRÉDIO - ATACK THE BLOCK


NOTA: 8.
- Mesmo se for um ataque alienígena real, eles tem menos de um metro e meio, cegos e foram espancados até a morte por um monte de garotos. Não precisa se preocupar.

A Terra (em especial, os EUA) foi alvo de muitos ataques alienígenas nas telas dos cinemas, mas nunca antes ela havia sido protegida por um grupo de pré-adolescentes. Mais estranho ainda, pré-adolescentes delinquentes que vão de bandidos à heróis nesta comédia de terror que coloca o grupo de residentes de uma periferia contra os invasores do espaço.
Luzes aparecem no céu de Londres. Enquanto uma enfermeira é assaltada pelo grupo de adolescentes, um alien cai em cima de um carro quase os atingindo. O líder do bando parte para cima e consegue eliminar sozinho a ameaça. O problema é que mais e mais seres chegam em alguma espécie de invasão, e o grupo parte para a guerra ao lado da enfermeira que assaltaram, pois em uma situação como essa ela percebe estar mais segura ao lado deles que sozinha.
Realizado como um filme "B" dos anos 1970, acompanhamos a gangue quase que inteiramente dentro deste conjunto habitacional de baixo custo em Londres. E é quando combatem que começo a gostar mais do filme, pois ao retirar suas máscaras (que usam para os roubos), cada personagem mostra o rosto e também suas personalidades. É também uma oportunidade que eles têm para realizar algo diferente do que estão acostumados a fazer.
Escrito e dirigido por Joe Cornish, um ator e roteirista (que recentemente trabalhou no roteiro de Tin-Tin) faz uma excelente estreia na direção de um longa metragem. Em especial por mostrar (ou pelo menos parece mostrar) bastante conhecimento sobre os membros de gangue. E mais ainda por mostrar personalidades interessantes aos seus personagens e também por ter descoberto John Boyega para viver Moses, o protagonista do filme e líder da quadrilha mirim. São seus conhecimentos sobre a arquitetura do local e da vizinhança que os dá alguma vantagem sobre os invasores.
E temos também os aliens. Eles parecem uma matilha de lobos atacando sem armas as pessoas que aparecem na sua frente. De alguma forma eles parecem dominar a viagem espacial, mas não parecem capaz de realizar muito mais que isso e conseguem ser eliminados por um bando de garotos sem nenhuma tática militar ou qualquer coisa parecida. Até pode ser possível que eles não sejam os principais de sua raça, que sejam uma espécie de cães de caça, mas também em nenhum momento somos apresentados a qualquer outro tipo de alienígena, então nos resta pensar que essa raça que sequer parece ter polegares opositores são os atacantes espaciais. Seja lá como eles fizeram para chegar aqui.
Claro que essas perguntas são apenas secundárias e não são importantes para curtir o filme. O filme trata de quabrar as barreiras entre as classes e defender nosso planeta. A real questão é se a ação do filme e seus personagens funcionam na tela. Pra mim a resposta é sim. E em grande parte do tempo é muito divertido assistir como casam bem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...