terça-feira, 26 de julho de 2011

FÉRIAS FRUSTRADAS - NATIONAL LAMPOON'S VACATION


NOTA: 9.
- Por que não vamos de avião? Porque chegar lá é metade da diversão. Você sabe disso.

Até hoje o programa Saturday Night Live revela alguns bons comediantes, mas nada se compara à primeira geração do programa que contava com nomes como John Belushi, Chevy Chase, Dan Aykroyd e Bill Murray. Quando a tela da televisão ficou pequena demais, eles começaram a migrar para o cinema em comédias com o mesmo humor ácido que os levaram a alcançar a fama. Alguns se lançaram ainda nos filmes com o selo National Lampoon, como é este caso.
Chevy Chase é Clark Griswold, chefe da família que planeja uma viagem através dos EUA para que possa curtir um parque de diversões chamado Walley World (deveria ser a Disney, mas a direção do parque reclamou que eles ficam aberto 365 dias por ano). Apesar da viagem parecer ser muito bem planejada, inclusive com um arcaico computador da época, fica óbvio que a viagem vai ser um desastre. Desde a compra do carro que não é o modelo escolhido por ele.
Claro que a viagem está fadada ao desastre. Seja por conta de certas escolhas infelizes de passeios que Clak decide fazer, ou mesmo pequenas paradas na estrada que não saem exatamente como ele esperava. Junte isso ao fato da família dele ser quase um reator nuclear prestes a explodir  e até mesmo pelo fato de Clark nem sempre parecer atento às placas de sinalização para termos quase certeza que eles podem chegar ao seu destino, mas ainda assim é divertido vê-los tentando.
Parte do que faz o filme funcionar, é a escolha da família. Todos parecem realmente parte daquela loucura, em especial Beverly D'Angelo como a esposa de Clark que leva tudo com paciência e não deixa a família se despedaçar. Já Chase comanda o espetáculo com um personagem capaz de ter uma resposta sempre na ponta da língua, por mais estúpida que seja, e que mesmo com tudo dando errado é capaz de aproveitar aquele dia como se tivesse sido o melhor da sua vida. Ainda que ele saiba que realmente tudo está indo para o buraco.
O que parece destoar um pouco, é que o filme parece muito mais comportado do que qualquer outro da série National Lampoon. Mas assim como os outros, é capaz de render muitas e ótimas piadas. Alguns podem achar que o filme pode exagerar em piadas como as relacionadas com o cachorro que é uma peste ou mesmo pelo fato de colocar um cadáver no teto do carro por causa da viagem, mas quem entrar no ritmo do filme pode se divertir bastante.
Só não é ideal quando o melhor do filme aparece antes do final. No caso do filme, seu ápice é o encontro com Eddie, interpretado por um Randy Quaid que rouba a cena. Delitos menores de um filme que faz rir. O diretor Harold Ramis não é um dos diretores mais habilidosos, mas ele é bem feliz em escolher atores muito talentosos para levantar o filme a cada cena. Como a presença do saudoso John Candy ao final. Não é uma obra-prima, mas comparada com a maioria das comédias, continua se sobressaindo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...