quarta-feira, 15 de junho de 2011

POLTERGEIST - O FENÔMENO


NOTA: 7.
- Ele mente para ela. Diz coisas que somente uma criança pode entender. Para ela é apenas outra criança. Para nós é a Besta.

Lançado em 1982, este filme é uma produção (e história) de Steven Spielberg, que no mesmo ano dirigiu o maravilhoso E.T. - O extraterrestre. Dizem que na verdade ele dirigiu esses dois filmes, mas como estava preso por contrato com o filme do alienígena, não poderia ter seu nome atrelado à direção de outro filme e por isso teria usado o nome de Tobe Hooper (Massacre da serra elétrica). A verdade é que para mim, o filme parece um misto dos dois, nem tão fantasioso nem tão violento. Um meio termo bem agradável
Acompanhamos por um tempo uma típica família feliz do subúrbio, coisa que Spielberg sabe trabalhar bem nos seus filmes. São os Freeling, casal com três filhos. Depois de um tempo, algumas coisas estranhas começam a acontecer, objetos que se movem, cadeiras que vão de um ponto a outro da casa e por aí vai, assim como a menina mais nova que começa a se comunicar com as pessoas da TV. A mãe, que passa mais tempo em casa, acha que ela está falando dos programas e seriados que passam e até fica excitada pelo fato de coisas sobrenaturais acontecerem em sua casa. Por um tempo.
O problema é que não fica somente nisso. As manifestações começam a ficar mais violentas, a piscina toma vida própria, a árvore tenta engolir pessoas e a menina acaba se juntando às pessoas da TV em algum outro plano de existência. Tudo pode parecer meio ridículo falando, mas passamos mais de uma hora acompanhando essa família até que essa loucura toda comece a realmente acontecer e acabamos nos importando com eles, não importa quão ridícula as situações pareçam. Agora, eles terão que contar com a ajuda de peritos no sobrenatural para terem a filha de volta.
Na época de seu lançamento, o filme contava com o que havia de melhor em efeitos especiais que impressionavam muito a platéia. Hoje, os efeitos estão bem datados e não impressionam mais ninguém, mas o filme não é feito apenas disso. É também um suspense que prende a atenção. Assim como os efeitos de Os caçadores da arca perdida também estão datados e o filme continua sendo uma pérola. É uma habilidade que Spielberg tem usar efeitos de ponta e ainda assim concentrar o filme em uma história que seja interessante.
Engraçado é que este filme perdeu o Oscar de efeitos para o próprio Spielberg e a saga do alienígena que fica perdido na terra. Hoje, alguns filmes lidaram com o sobrenatural e os mortos com mais eficiência, como os bons Os outros e O orfanato por exemplo, mas não apaga o fato desse ainda ser um filme interessante mesmo com o passar do tempo. Talvez seja nostalgia de quem morreu de medo desse filme nos 1980 e que as platéias mais novas vão achar ruim. Quem irá dizer ao certo?

OBS: Tragédias acompanharam a história desse filme. A atriz que interpreta a filha mais velha, Dominique Dunne, foi estrangulada pelo namorado e teve morte cerebral no mesmo ano do lançamento do filme. Já Heather O'Rourke, que interpreta a mais nova, morreu de parada cardíaca com apenas 12 anos no mesmo ano em que seria lançada a segunda continuação deste filme. Dizem que ela estava doente durante toda a produção no ano anterior mas nunca reclamou. RIP.
OBS2: A fala do filme, "They're here!" foi eleita como a #69 de uma lista de 100 das melhores falas da história do cinema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...