quinta-feira, 2 de junho de 2011

O CLUBE DOS CAFAJESTES


NOTA: 9.
- A gente tem um velho ditado nos Deltas: não perca a cabeça, se vingue.

Essa comédia não somente colocou o diretor John Landis (de filmes como Um príncipe em Nova York e Os irmãos cara de pau) no mapa como também lançou alguns atores para a fama, como Kevin Bacon, Tom Hulce (que viveria Mozart em Amadeus), John Belushi que infelizmente teve uma carreira curta e poucos filmes, e Karen Allen (a Marion de Indiana Jones).
O fato de ter conseguido o feito, é por ser uma comédia escrachada e politicamente incorreta como não se via muito na época e que hoje as pessoas que tentam imitar confundem com pura escatologia. Nenhum desses integrantes está preocupado com seu futuro acadêmico, o que eles realmente querem é curtir os anos de faculdade, seja qual for o tipo de festa em que estejam. No momento em que todos estão muito tristes, eles simplesmente resolvem que devem fazer uma festa da toga.
Quem sugere a festa é ninguém menos que Bluto (Belushi), o mais animalesco dos Delta, numa de suas poucas falas. A verdade é que este é um personagem que funciona melhor sem falar nada. Como quando sobe na escada e observa o dormitório feminino onde as mulheres estão em uma guerra de travesseiros (um típico sonho masculino do qual amigas minhas afirmam não existir), ele só precisa olhar para câmera para nos fazer rir. Um personagem memorável.
Alguém pode querer um detalhe mais aprofundado sobre o filme, mas isso não combinaria com o estilo dele. A intenção de todos os deltas parece ser cometer crimes contra a humanidade (uma forma exagerada de dizer que não se preocupam com leis ou convenções sociais). É só ver seus interesses: mulheres, sexo, cerveja e diversão. O que não gostam? Qualquer senso de ordem, que no filme é representado pelo diretor da universidade e seus puxa-sacos, os omegas.
Acho que o fato de o filme ter feito tanto sucesso é a energia que passa. Não há uma fórmula certinha a ser seguida aqui. Tudo é meio anárquico e bagunçado. E principalmente, muito engraçado. O elenco está bem composto, até mesmo com vários personagens que possam suprir a falta de palavras de Bluto. Desculpe repetir tanto o nome do personagem, mas é que com certeza ele é uma força da natureza que motiva a todos a fazerem suas festas e posteriormente a vingança. Ainda melhor, apesar de ser o que menos fala, tem as melhores falas. Nem que seja para simplesmente gritar "guerra de comida".
Um filme para ver sem compromissos e dar algumas boas risadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...