sexta-feira, 22 de abril de 2011

TEMPO DE GLÓRIA


NOTA: 8,5.
- Você é tão cheio de ódio que acha que pode sair por aí lutando contra todo o mundo. Isso pode não ser vida, mas com certeza não é morte. 

A guerra era para ver se conseguiam livrar os negros da escravidão, mas ocorre a poucas pessoas que os próprios negros tenham lutado nesta guerra. Realmente, nem foram tantos negros que realmente conseguiram lutar. Ao mesmo tempo que as pessoas, em sua maioria branca, lutavam pelo fim da escravidão, guerra que matou muita gente, a maioria dos soldados eram extremamente racistas. Os negros demoraram muito para serem reconhecidos. Tanto que na batalha do forte, o Sargento Carney foi o primeiro afro-americano a ganhar uma medalha no exército. A honraria lhe foi "dada" 37 anos depois da sua morte. São contradições como essa que permeiam o filme. 
Logo nas primeiras cenas, vemos Robert Gould Shaw (Matthew Broderick) em uma batalha. Ele não é um soldado nato. A batalha o perturba e o desorienta. Ele cai ao chão e desmaia, muito mais pelo horror da batalha que por seu ferimento, que é praticamente um arranhão no pescoço. Ele só vai acordar muito depois da batalha terminar, quando negros vão juntar os corpos dos soldados mortos para serem enterrados. Entre os negros está Rawlins (Morgan Freeman). O caminho dos dois se encontrarão novamente.
Shaw volta para a casa para se recuperar de seu ferimento, mas volta como herói. Como um homem que foi para a batalha e conseguiu sobreviver. Além de uma promoção, ele tem a chance de liderar a 54ª infantaria, um novo batalhão que está sendo formado apenas por negros. Como vimos nas cenas anteriores, ele não parece apto para liderar, mas ainda assim aceita a missão.
A verdade é que ninguém acreditava que os negros dariam bons soldados. Claro que volta a questão do racismo, ninguém podia acreditar que eles pudessem fazer um trabalho no mínimo tão bom quanto o dos brancos, mas Shaw logo percebe que aqueles homens aprendem rapidamente. Especialmente Rawlins e Trip (Denzel Washington numa atuação perfeita que lhe valeu um Oscar).
O que ninguém esperava é o batalhão pudesse se tornar tão orgulhoso. Aqueles homem realmente se sentiam honrados de vestir o uniforme, de poder lutar pela sua própria liberdade. Apesar dos brancos não terem vontade de mandá-los para a guerra, esses homens anseiam pela oportunidade de irem para a batalha. Tanto que quando chega o dia do pagamento, eles descobrem que vão receber menos que os brancos. Com o orgulho que agota tem, eles não podem aceitar aquilo. Eles querem o mesmo pagamento. Eles merecem o mesmo pagamento. Os oficiais brancos também se recusam a receber o pagamento. Todos estão de acordo. E a união dentro do batalhão está formado. E se Shaw deu a esses homens orgulho, eles lhe dão coragem na batalha.
A história do filme é muito bonita e interessante de acompanhar. Meu único problema com o filme é ter que acompanhar todo o filme e ver todo um batalhão de homens negros marchando para a morte sob a ótica de um homem branco. Inclusive, esse homem branco recebe mais destaque no poster e nos créditos. Está certo que o filme é baseado em cartas que Shaw escrevia, mas acho que o filme podia ganhar muito mais força se fosse visto sob o ponto de vista do interior do batalhão. Dos próprios soldados. Gostaria muito mais de ver Rawlins e Trip. Mas ainda assim é um filme notável.

7 comentários:

  1. Filmaço, provavelmente o melhor de Zwick

    ResponderExcluir
  2. retorno do rei e procurando nemo eu coloquei lá, como viste
    Sobre meninos e lobos é excepcional e merece totalmente a lembrança - eastwood é tão bom que chega a ser grife
    Invasões bárbaras é ótimo mas não acho que chegue tão longe
    Encontros e desencontros é interessante mas não acho essa coisa toda - esse cinema da sofia coppola não faz muito a minha cabeça

    Eu curto muito Peixe Grande, coisas de gosto, né? É um filme que me toca profundamente, talvez por eu ter uma relação maravilhosa com meu pai, por falar de fantasia que é um tema que eu amo...

    Abração!

    ResponderExcluir
  3. É possível, mas também não é uma carreira das mais brilhantes. Bons filmes, mas nada fora de série.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  4. Este filme é muito bom! Quem sabe me dizer se foi um fato verídico ou só uma ficção!!

    ResponderExcluir
  5. Como eu escrevi na resenha, o filme é baseado nas cartas que Shawn escrevia para a família.
    Claro que mudam um pouco a história, mas basicamente é verdade.
    Tem uma estátua de Swan e tudo nos EUA.

    ResponderExcluir
  6. Morgan Freeman ja era velho nesse filme. imortal

    ResponderExcluir
  7. Excelente filme ! Um dos melhores sobre a guerra civil americana. Imperdível !

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...