terça-feira, 9 de novembro de 2010

AS MELHORES COISAS DO MUNDO


NOTA: 8,5.
"Fui buscar meu sonho."

Muitos filmes sobre adolescentes já foram feitos, mas até agora, nenhum tinha retratado bem a adolescência da era da internet atual. Até agora. O mais perto que tínhamos disso feito com a mesma competência que vemos aqui foi Aos 13, mas de lá para cá já se foram sete anos, e nesses tempos a tecnologia não andou, pulou.
Digo isso por causa da facilidade que os jovens nesse filme tem que não se encontra em nenhum outro. Todos tem celulares, internet banda larga e blogs. Mesmo que sejam usados para os motivos que podemos considerar os mais ridículos possíveis.
A história se baseia numa série de livros escritos por Gilbert Dimenstein e Heloisa Prieto, que contam as aventuras de um adolescente de 15 anos chamado Mano (Francisco Miguez). Quem lembra dessa fase também lembra bem dos "enormes problemas" que se enfrenta quando se tem 15 anos. Perda da virgindade, reputação no colégio entre outras coisas. Assim como tudo é "hiperlativado" nessa época. Todos os pequenos problemas são os piores do mundo e tudo é quase como a morte.
E sempre mais preocupados com eles mesmos do que com qualquer outra pessoa que pode ter problemas reais e não simples crises adolescentes.
Apesar de tudo parecer meio fútil para as platéias mais adultas, todos agem como adolescentes reais, e não como costumam aparecer em filmes que são dirigidos por pessoas mais velhas. Os realizadores passaram um tempo com adolescentes dessa idéia com o intuito de refinar o roteiro. O trabalho ficou ótimo.
Tudo isso torna o filme um trabalho maravilhoso de Laís Bodanzky, que já havia o feito o também  ótimo Bicho de sete cabeças, com um Rodrigo Santoro antes de ficar internacional. Ela foge  do padrão dos grandes sucessos dos cinema brasileiro que só falam de violência excessiva, palavrões ou comédias rasgadas. Ela entrega filmes que podem ser apreciados por qualquer pessoa. E mesmo aqui, de qualquer idade.
Neste caso, é apreciar o retrato dessa nova geração de juventude que goza de uma espécie de liberdade que nenhuma outra teve antes. Todos eles tem computadores nos seus quartos, celulares que batem, recebem e enviam fotos e todas as suas opiniões estão disponíveis em blogs na internet. Não há privacidade para eles. Todo mundo sabe de todo mundo. Como se lida quando isso quando se está crescendo e não se tem certeza de nada?
Para mim, é o melhor filme sobre adolescência que se pode encontrar hoje em dia. E tenho orgulho de dizer que o melhor filme do assunto é brasileiro. Assim como também acho que o cinema brasileiro precisa de mais filmes como esse.

OBS: Antes que perguntem, Fiuk não é comentado porque não vale a pena. Simples assim.

6 comentários:

  1. gosteeiii mto do filmme Assistir e achei um dos melhores filme q falam sobre os adolescentes e seus problemas!

    ResponderExcluir
  2. Também gostei bastante, querido anônimo.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito do filme pq ele fala a não ter preconceito as pessoas e ensinas varias coisas que a gente não sabe

    ResponderExcluir
  4. Tomara que mais pessoas possam aprender a não ter preconceito.

    ResponderExcluir
  5. filme muito bom ... ate me surpreendeu por ser brasileiro ..rsrsr

    ResponderExcluir
  6. gostei muito do filme mostra muito a realidade de hj em dia adorei esse filme e que venha muito mais filmes assim!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...