quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

O DESINFORMANTE! (THE INFORMANT!)


NOTA: 8.
"Nós somos a 44ª empresa entre as 500 mais ricas. Você vai querer dizer pro meu pai como deixou a empresa cair de 44ª para 45ª? Vai, Mark?" Mick Andreas

Não é a primeira incursão do diretor Steve Soderbergh em fazer filmes baseados em histórias reais. Em 2000 ele filmou Erin Brockovich, onde pegou a então maior estrela de Hollywood, Julia Roberts, e fez um filme em que ela finalmente conseguiu seu reconhecimento como atriz (o papel lhe valeu um Oscar). O diretor foi indicado para direção, mas acabou perdendo para ele mesmo em Traffic. Agora o astro da vez é Matt Damon e sim, ele também consegue apagar sua aura estrelar e incorporar de forma brilhante o personagem, também real, Mark Whitacre, no que é provavelmente sua melhor atuação.
Seu personagem teve uma ascensão meteórica na empresa ADM, subindo de bioquímico até um executivo de alto escalão na empresa. Durante um crise com um vírus na produção da empresa, ele vai ao seu superior e diz que um empresário de uma empresa japonesa afirma que há um espião entre eles, e que por 10 milhões ele dirá quem é. Ao invés de aceitarem a extorsão, a empresa resolve chamar o FBI para investigar. O envolvimento dos federais faz com que Whitacre fique com medo, e ele acaba se tornando um informante do FBI sobre um esquema de fixação de preços entre empresas do mundo todo. Inculindo a ADM, claro.
Essa parte do filme, funciona como uma versão mais leve de O informante, filme de Michael Mann com Russel Crowe no papel principal. O FBI se impressiona com a prestabilidade do informante. Chegam a andar com uma foto dele para lembrá-los que é um homem comum. Um herói. O problema, porém, é que quanto mais se aprofundam na história, mas a história apresenta problemas, e que Whitacre é na verdade uma péssima fonte de informações. Mais fundo ainda, se descobre que é autor de crimes ainda piores que os da empresa. Não à toa, sua pena é três vezes maior que os envolvidos no escândalo.
Soderbergh conduz o filme de forma leve e divertida. Não é uma daquelas comédias de fazer morrer de rir, mas é bem divertida. Mais importante ainda, ele faz com que o filme em momento nenhum entedie a platéia. Boa parte pela atuação de Damon, claro. Sem contar que este conta ainda com outros ótimos atores. Especialmente Melanie Lynskey (a perseguidora de Charlie em Two and a half men) como sua esposa, e também Scott Bakula como o agente do FBI Shepard, que cuida do caso de Whitacre. Apesar das situações tão absurdas que são difíceis de dizer que são reais, o trio torna o filme totalmente fácil de ser acreditado.
Atualmente o Whitacre real foi libertado da cadeia e está trabalhando em uma empresa de alta tecnologia na Califórnia, onde ainda vive com sua esposa.

Um comentário:

  1. rsrs..agora vc tem 3 seguidores! e eu segui teu conselho, viu? Mas vou modificar novamente o nome do blog, antes era doce sarcasmo, agora De tom em tom e o que você acha de: "Dois pulsos, uma só batida" ? fica legal?

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...