segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

DESEJO E PERIGO



NOTA: 8.
"Se trabalha para um traidor, deveria esperar que isso acontecesse com você." Kuang

O filme de Ang Lee é daqueles que exige um pouco de paciência num primeiro momento, mas depois de um tempo você percebe que sua paciência foi altamente recompensada. Além de ser cinematograficamente belo em todas as tomadas, ele entrega exatamente o que deveria entregar: é um filme que aborda o sexo, e Ang Lee entrega justamente isso com muita coragem, em cenas que beiram o erotismo e que lhe valeu uma classificação de 18 anos.
De certa forma, lembra o suspense alemão A Espiã, onde uma mulher usa o sexo para se aproximar de grandes líderes na Segunda Guerra Mundial. Aqui a época continua, mas ao invés de Alemanha o filme se passa na China. Um grupo de teatro decide de montar por conta própria uma resistência contra a ocupação japonesa. Pra isso eles infiltram Wang na casa de Sr. Yee, um colaborador japonês. Mas eles são amadores, apesar de seu plano quase funcionar, a guerra estraga tudo.
Anos depois, ela encontra a resistência novamente. Dessa vez a oficial e altamente organizada. Disposta a tentar novamente seu plano contra Yee, ela se junta a eles se tornando sua amante, até que surja a possibilidade de eles conseguirem se aproximar o suficiente para conseguirem matá-lo. Porém, até que Wang consiga que Yee se abra o suficiente para se expor, ela ficará a mercê dele.
Yee não tem interesse em “fazer amor” com ela. Ele a subjuga de forma violenta. As cenas beiram o sado masoquismo, sem chegar ao explícito propriamente dito, claro. Na primeira vez, ele chega a atar as mãos dela com um cinto e em momento nenhum a deixa olhar para ele. Nas outras cenas, ele mostra que não precisa aparecer torturando alguém para se mostrar assustador. Ela sabe o quão perigoso ele é. Depois de um tempo, a relação vai avançando para além do sexo. De ambas as partes.
Filme após filme Lee vai mostrando que é um dos maiores diretores do mundo na atualidade. A única semelhança entre esse filme e seus anteriores, é o conflito interno que seus personagens têm. De resto, ele se mostra mais maduro do que em filmes como Brokeback Montain.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...