segunda-feira, 2 de novembro de 2009

MAMMA MIA!




NOTA: 5.

“Típico. Você espera 20 anos por um pai e então aparecem três de uma vez só.” Rosie

É difícil não comparar este filme com Across The Universe, musical realizado com músicas dos The Beatles apenas. Aqui sai a banda inglesa e entra a Sueca Abba, com título também inspirado em um nome de uma música. Mas sai também uma boa história para entrar uma bobagem nem um pouco divertida.
Se pasando em uma ilha grega, acompanhamos Donna (Meryl Streep) que possui um hotel na ilha. Sua filha, Sophie (Seyfried), está prestes a se casar e pretende finalmente descobrir quem é seu pai. Vasculhando as coisas da mãe, ela acha um diário e chega a três possibilidades e usa o casamento como desculpa para saber quem é realmente seu pai. Ela acredita que saberá quando o vir. As possibilidades são Sam (Pierce Brosnan), Bill (Stellan Skarsgard) e Harry (Colin Firth).
Claro que Sophie fez tudo escondido da mãe, mas mesmo assim ela leva um bom tempo pra descobrir o que eles estão fazendo na ilha. Mesmo para um filme, a coincidência é absurda demais para ser levada a sério e o filme se arrasta demais nessa história. Ou a falta dela.
Os problemas são óbvios, e começa pelo fato que Abba não são The Beatles. Não há nem como comparar a qualidade das músicas e nem consigo imaginar como justificaram usar o grupo Sueco para realizar o filme. O único motivo é imaginar que o musical da Broadway tenha atraído milhões de pessoas. Com exceção de duas músicas (Mamma Mia e Dancing Queen), a parte musical do filme nunca engrena. Assim como as coreografias. E tudo piora ainda mais quando não há ninguém cantando ou dançando.
Todo o mérito do filme vai para o elenco afinadíssimo. Não lembro de já ter visto um filme ruim com um casting tão perfeito. A primeira vista, Streep parece uma escolha errada para o papel, mas ela joga tudo abaixo logo na primeira música e deixa claro que ela pode interpretar o papel que quiser. Fácil assim. E fica mais delicioso vê-la em papel desse porte, onde se vê claramente que ela está se divertindo bastante no filme ao contrário de seus papéis sérios.
O resto do elenco não deixa a bola cair, mas apesar do destaque para Brosnan, são Firth e Skarsgard que roubam a cena. Especialmente Skarsgard. Mude o elenco e o filme não serve nem para assistir quando nada mais estiver passando. Como o elenco está presente, é possível que você consiga chegar ao final do filme.

2 comentários:

  1. Amei Mama Mia...e não pode comparar estilos musicais diferentes né...

    ResponderExcluir
  2. Para mim, o estilo é "MUSICAL", e os dois são musicais.
    Across é divertido com músicas ótimas e ainda assim contundente.
    Aqui é uma bobagem que só valeu pelo elenco.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...