sábado, 3 de outubro de 2009

DEIXA ELA ENTRAR


NOTA: 10.
- É só que eu tenho 12 anos por muito tempo.

Confesso uma dificuldade em classificar esse filme. Pelo cartaz você o classifica como terror. O fato dessa menina ser uma vampira, também ajudaria a classificar da mesma forma. Porém, o filme vai muito além disso. Não é um filme assustador. Se a personagem não fosse uma vampira, teríamos um contundente filme sobre uma relação entre duas crianças de 12 anos. Cada qual com um problema.
Ele é Oskar, um garoto introvertido que sofre com as agressões do valentão da escola. Quando está sozinho, ele simula com sua faca o que gostaria de fazer com o outro garoto, mas não tem coragem. Ela é Eli, uma menina que acabou de se mudar para o apartamento logo ao lado do seu. E sim, ela é uma vampira. Ele não tem problema em aceitar o que ela é. Ele está naquela idade de descobertas. Quando tudo é novo. Ele tem que aceitar várias coisas, essa é apenas mais uma delas. Ambos são solitários e encontram apoio um no outro.
Ela vive com um homem mais velho, mas é difícil saber se há algum tipo de parentesco entre eles. Ela várias vezes o trata como um simples empregado. Ele sai durante a noite para trazer "alimento" para ela. Por alimento, entende-se matar uma pessoa e colocar seu sangue numa vasilha. É uma proteção para que ela não seja apanhada. Apesar das circunstâncias, ela é apenas uma criança.
Apesar de tudo que comentei até agora, não falei da metade do filme ainda. Isso é apenas a casca. A essência está na relação das pessoas. Entre Eli e o homem. Entre Oskar e seus pais (de ambos os lados, ele não parece ser uma pessoa extremamente querida). Entre Oskar e os valentões. E principalmente entre Oskar e Eli.
Não é apenas uma história de vampiros. É uma história da relação de duas crianças solitárias. Das dificuldades de crescer e achar seu lugar no mundo. De entender e de ser entendido. E ás vezes isso só acontece por uma pessoa da sua idade que te compreenda. Seja ela vampira ou não. Uma pena que mais uma vez, um bom filme como esse só tenha exibição nas telas de São Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...