terça-feira, 8 de setembro de 2009

AMANTES


NOTA: 8,5.
“Você é maluco?” Sr. Cohen
Essa é a pergunta que é feita pra Leonard (Phoenix) em certa parte do filme pelo seu sogro. Ele é realmente maluco? Logo na primeira cena do filme, ele tenta se suicidar se jogando de uma ponte. Maluco ou não, ele tem problemas.
O mesmo pode ser dito sobre o ator. Afinal, esse pode ser conhecido como o derradeiro filme de Joaquin Phoenix. Ele está abandonando a carreira de ator para se tornar rapper e só poderá ser visto num documentário que está sendo feito sobre sua nova carreira.
Leonard tem que viver com problemas emocionais. Não vemos muito sobre esse problema, apenas que ele tem que usar uma medicação para não ter problemas e ouvimos que ele já esteve numa clínica. Sua noiva o abandonou. Esse é o motivo da sua dor.
Para aplacar sua dor, aparecem duas mulheres na sua vida. Sandra é a mocinha certinha que se apaixona por ele. O pai dele e o dela vão virar sócios e ela pede para conhecê-lo. Ela se interessou por ele. Sabe que trata de uma mercadoria defeituosa e mesmo assim está disposta a cuidar dele.
Michelle é o oposto de Sandra. Ela é a mercadoria defeituosa. Trabalha para uma firma de advocacia e tem um caso com um dos sócios. Seu “namorado”, porém, tem mulher e filho. Ele diz que vai largar tudo por ela, mas ela nunca sabe se ele diz a verdade ou não. Ela fascina Leonard.
Esse é o triângulo formado por dependência. Sandra quer cuidar de Leonard e Leonard quer cuidar de Michelle. Michelle precisa de Leonard enquanto Leonard precisa de Sandra. Mas o filme trata do que a gente quer, e não do que precisa. E Leonard quer Michelle, e Michelle quer que seu amante largue a família.
Não parece difícil entender o fascínio que Leonard tem por Michelle. A maioria das pessoas já deve ter encontrado com uma pessoa parecida na vida. Divertida e charmosa de uma forma natural. Como culpá-lo?
Ao mesmo tempo, Leonard, apesar de estranho, tenta se socializar com as pessoas, ser gentil. Até tenta ser útil para a loja do seu pai. E seus pais só querem o melhor para ele. Seu pai quer realizar a fusão com a loja do pai de Sandra para garantir o futuro do filho. Sua mãe apenas quer que ele seja feliz. Não importa como.O pai de Sandra quer a felicidade da filha. Mas será que Leonard se permitirá se feliz? Passar por cima da dor e abraçar a felicidade?
Esse é o terceiro filme do diretor James Gray, e sua terceira parceira com Joaquin Phoenix. Aqui ele sai do gênero policial para o drama e acerta em cheio. Amantes é um filme sensível e inspirado que foge dos clichês do gênero. E a atuação de Phoenix (mesmo que seja a última) é memorável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...